Clássicos e mata-matas costumam ser jogos tensos e sofridos. A combinação, porém, tem garantido a alegria do Corinthians há tempos e aumenta a confiança da equipe para a decisão do Paulistão contra o Santos.
No atual século, o Timão tem sido soberano neste tipo de duelo contra os grandes de São Paulo. Desde 2001, em nove confrontos, foram oito triunfos e uma derrota.
– Quando o Corinthians chega, chega muito forte. Todo mundo fala que não pode deixar o Corinthians chegar, que fica complicado. Nosso grupo está muito confiante. A torcida pode ter certeza de que vamos ter muita raça – afirmou o meia Bruno César, nesta quarta-feira à tarde.
A única derrota em questão foi para o Peixe, na decisão do Campeonato Brasileiro de 2002. O Corinthians chegou após passar por Atlético-MG e Fluminense, mas sucumbiu nas duas decisões no Morumbi (derrotas por 2 a 0 e 3 a 2).
No ano anterior, a história havia sido contrária no Paulistão. Faltando dez segundos para o fim do jogo, Ricardinho marcou o gol da vitória por 2 a 1 na semifinal, após jogada de Gil pela esquerda e corta-luz de Marcelinho Carioca. Na decisão, o Timão bateu o Botafogo-SP e foi campeão.
Já em 2002, o São Paulo foi a grande vítima. Perdeu na semifinal da Copa do Brasil (o título alvinegro viria sobre o Brasiliense) e depois na final do Torneio Rio-São Paulo.
Em 2003, pelo Paulistão, o título foi conquistado depois de vitórias sobre o Palmeiras na semifinal e São Paulo na final. Na ocasião, Liedson marcou três gols nas duas decisões.
Com Ronaldo e Cia., em 2009, o Corinthians levou de forma invicta mais um estadual ao passar por São Paulo na semi e Santos na final.
Neste ano, o Palmeiras já ficou para trás. E a soberania continua...
Neste ano, o Palmeiras já ficou para trás. E a soberania continua...
Santos: último algoz em clássicos no Pacaembu
Com o empate por 1 a 1 com o Palmeiras, domingo, o Corinthians aumentou para 15 jogos sua invencibilidade em clássicos no Pacaembu.
O último rival a vencer o Timão em casa foi justamente o Santos. Em 5 de outubro de 2006, comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Peixe goleou o rival por 3 a 0, em partida válida pelo Brasileirão. Os gols santistas foram marcados pelo lateral Kléber, o atacante Leandro e o meia Zé Roberto. O Timão era comandado por Emerson Leão e tinha Roger, César e Amoroso.
De lá para cá, em 15 jogos, foram 12 vitórias corintianas e três empates. O principal "freguês" é o São Paulo, com quatro derrotas em quatro jogos. O Santos foi derrotado cinco vezes e obteve um empate. Já o Palmeiras perdeu em três ocasiões e empatou outras duas vezes.
Neste ano, o Corinthians foi superior no confronto com o Santos no Pacaembu. Em tarde inspirada de Fábio Santos, que marcou dois gols – um de falta e outro de pênalti –, e um golaço por cobertura de Liedson, venceu por 3 a 1.
CORINTHIANS: CLÁSSICOS EM MATA-MATAS NESTE SÉCULO
2011 - PAULISTÃO
Semifinal:
Palmeiras 1 x 1 Corinthians (vitória nos pênaltis)
2009 - PAULISTÃO (campeão)
Semifinal:
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Corinthians
São Paulo 0 x 2 Corinthians
Final
Santos 1 x 3 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Santos
Corinthians 1 x 1 Santos
2003 - PAULISTÃO (campeão)
Semifinal:
Palmeiras 2 x 2 Corinthians
Corinthians 4 x 2 Palmeiras
Corinthians 4 x 2 Palmeiras
Final
Corinthians 3 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 3 Corinthians
São Paulo 2 x 3 Corinthians
*2002 - BRASILEIRÃO (vice-campeão)
Final:
Santos 2 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 3 Santos
Corinthians 2 x 3 Santos
*única derrota para rival em mata-mata no século
2002 - COPA DO BRASIL (campeão)
Semifinal:
Corinthians 2 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Corinthians
São Paulo 2 x 1 Corinthians
2002 - TORNEIO RIO-SÃO PAULO (campeão)
Final:
Corinthians 3 x 2 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Corinthians
São Paulo 1 x 1 Corinthians
2001 - PAULISTÃO (campeão)
Semifinal:
Santos 1 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Santos
Corinthians 2 x 1 Santos
fonte: LANCE . NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário