A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) vai entrar com notícia crime contra a internauta gaúcha Sophia Fernandes, 18 anos, para que responda judicialmente por crime de racismo. A entidade encaminharã a denúncia ao Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, já que a internauta reside naquele Estado.
Sophia Fernandes (@SophiaofDreams) começou a postar desde ontem, 8 agressões e provocações contra nordestinos. A conta da estudante já tem quase 40 mil seguidores. Uma das mensagens mais agressivas foi postada no final da manhã da sexta-feira (9): “Não me acho uma pessoa “Superior” ao povo nordestino.. porque na realidade.. nordestino não é gente né?”
Em casos semelhantes de xenofobia contra nordestinos, a OAB-CE entrou com medida judicial e denúncia crime contra os seus autores. Um deles foi a estudante de Direito Mayara Petruso, que,em novembro de 2010, após a confirmação da vitória de Dilma Rousseff (PT) como presidente da República, sugeriu no Twitter que para fazerem 'um favor a SP', um nordestino deveria morrer afogado. Essa atitude acabou desencadeando uma onda de manifestações de ódio contra nordestinos.
Neste ano, em maio último, a Secional da Ordem denunciou a estudante Amanda Régis e Lucian Farah por injúria qualificada e discriminação. Momentos finais da partida entre Flamengo e Ceará, os dois internautas postaram declarações preconceituosas contra os nordestinos.
O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, justifica a notícia crime por considerar que qualquer forma de preconceito deve ser combatida e mais ainda quando se refere ao racismo. "É um absurdo que se utilize as redes sociais como instrumento de segregaçao. A Ordem, como entidade cidadã, vai adotar todas as medidas para combater a xenofobia ou qualquer outra forama de discriminação ou racismo".
Com informações do site da OAB-CE / com adaptações.
FONTE .revistacentral
Xenofobia: OAB-CE ingressa na Justiça contra racismo praticada por Gaúcha:
'via Blog this'
Nenhum comentário:
Postar um comentário