SINO

sexta-feira, 22 de março de 2013

25 números chocantes sobre a água no Brasil e no mundo


O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, é um marco para chamar a atenção da sociedade para a conservação deste recurso tão precioso e cada vez mais escasso. Veja a seguir 25 dados que mostram porque ainda faltam motivos para comemorar.



Size_80_vanessa-barbosa




Getty Images
Criança bebe água de torneira no Iêmen

Getty Images
Seca na Somália

1,6 bilhão

de pessoas vivem em regiões que sofrem com escassez absoluta de água pelo menos uma vez por ano. Até 2025, dois terços da população mundial pode ser afetada pelas condições críticas de água. Nessas regiões, mulheres e crianças são as mais afetadas.


Mulheres e crianças carregam garrafas de águas na Somália

6 km

Essa é a distância que mulheres e meninas percorrem em média nas localidades rurais para buscar água nas regiões mais sedentas do mundo. E voltam carregando mais de 20 litros.




Libia


783 milhões

de pessoas (11% da população mundial) ainda não têm acesso à água potável no mundo. Destas, 119 milhões vivem na China e 97 milhões vivem na Índia.


Getty Images
Crianças aprendem como lavar a mão propriamente em Johannesburg, na África do Sul


Getty Images
Bebê recebe injeção na Somália contra doenças


20 segundos

A cada 20 segundos, uma criança morre de doenças diarreicas, em grande parte evitáveis por meio de saneamento adequado, melhor higiene e acesso a água segura. Por ano, 1,5 milhão de crianças morrem do mesmo problema.


Homem coloca cruz em cemitério no Haiti


3,5 milhões

Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, à falta de saneamento e à ausência de políticas de higiene, segundo a ONU.



Getty Images
Trabalhadores em refinaria de petróleo no Iraque

217 mil

trabalhadores precisam se afastar de suas atividades devido a problemas gastrointestinais ligados a falta de saneamento. A cada afastamento perdem-se 17 horas de trabalho.



Marcelo Camargo/ABr
Mãe dá banho em filho em meio à destruição na Favela do Piolho, em São Paulo



829 milhões

Número estimado de pessoas no mundo que viverão em condições de favela, faltando serviços básicos como água potável e saneamento. Atualmente, 828 milhões se encontram nessa situação, número que aumenta 6% a cada ano.




©AFP / Francisco Leong
Campo de refugiados no noroeste da Síria



35 litros

Só 35 L de cada 100 L recebem tratamento adequado na Síria. Segundo a Unicef, as operações de tratamento de água caíram pela metade desde o início dos conflitos armados na região. Os habitantes têm recebido normalmente 25 litros de água no lugar dos 75 fornecidos há dois anos. Em geral, os conflitos aumentam a pressão sobre este recurso.

Greenpeace
Mulher enche balde com água poluída do rio Yangtsé


68 mil km²

Na esteira da polêmica sobre os mais de 13 mil porcos mortos encontrados nos rios da China, um relatório da Administração Estatal de Oceanos do país revelou a poluição das águas costeiras do país aumentou 180% em um ano. A área afetada soma 68 mil km².




REUTERS/David Mdzinarishvili
Fábrica de água mineral na Rússia


2030

Ano até quando a demanda de água no mundo deverá exceder em 40% a oferta, por causa das mudanças climáticas e o crescimento da população. Em paralelo, o mundo precisará de ao menos 50% a mais de alimentos e 45% a mais de energia.




Damien Meyer/AFP
Agricultura



70%

de todo recurso hídrico consumido no mundo é usado pela agricultura. Segundo estudos da ONU, a eficiência da irrigação e a reutilização da água podem ser aumentadas em cerca de um terço com a tecnologia existente.





Mitchell/Getty Images
Gado - boi - carne - vaca


15.400 litros

Este é, em média, o volume de água necessário para produzir 1 kg de carne bovina no mundo. Mas a chamada pegada hídrica da carne pode variar, dependendo de fatores como o tipo de sistema de produção e da composição e origem da alimentação do gado.

Philippe Huguen/AFP
Copo com cerveja


75 litros

Esse aí é o volume de recurso hídrico necessário para produzir nada mais do que 250 ml (um copo) de cerveja, na média global. Sendo que 90% dessa água está ligada ao cultivo das culturas envolvidas, como a cevada.
Casal de americanos se beijando

540 litros

Volume de água consumido por um único americano por dia. Isso equivale à quantidade de água necessária para produzir um quilo de papel. Segundo a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para suas necessidades básicas diárias.




Agencia Brasil
Falta de saneamento

19 milhões

Esse é o número de brasileiros que ainda não tem acesso à água tratada. Isso é quase 10% da população. E 45% dos domicílios não possuem esgotamento adequado.

Stock.XCHNG
Cano de esgoto sendo liberando na água

5,4 bilhões de litros

5,4 bilhões de litros de esgoto não tratado no Brasil são descartados diariamente sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.



Divulgação
Estação de tratamento de esgoto Sabesp


35,7 litros

De cada 100l, em média, se perdem no caminho entre a estação de tratamento e a casa do brasileiro por conta de ligações clandestinas, vazamentos, medições erradas ou obras mal executadas. A título de comparação, na Europa, essa taxa é de 15% e no Japão, de apenas 3%.




REUTERS/Bruno Domingos
Moedas de Real - dinheiro

R$ 1,3 bilhão

É o que a redução de apenas 10% nas perdas na rede de abastecimento no País agregaria à receita operacional com a água. Isso equivale a quase metade do investimento feito em abastecimento de água no ano de 2010.




Stock.XCHNG
Bonquinho símbolo de banheiro masculino


6 milhões de brasileiros

Deu descarga hoje? Quase seis milhões de brasileiros não conseguem executar esta simples ação cotidiana por que não possuem banheiro ou sanitário dentro de casa. São brasileiros que para poder fazer suas necessidades biológicas básicas precisam sair de casa, segundo o Censo 2010.


Divulgação
Colheita de soja


45 milhões de piscinas olímpicas

Ou 112 trilhões de litros de água doce. Esse é o volume de recurso hídrico que o Brasil usa para produzir as commodities agrícolas que exporta, como soja, café, açúcar e carne. Segundo a Unesco, o país é o quarto maior exportador de “água virtual” do mundo, perdendo só para os EUA, China e Índia.



Getty Images
Torneira jorrando água


48%

Você se preocupa em fechar a torneira ao escovar os dentes ou tomar banhos rápidos? Pois 48% da população brasileira não está nem aí para a economia deste recurso, segundo um estudo feito pela WWF Internacional. Entretanto, 68% admitem que a principal causa para o problema da escassez de água no mundo é o desperdício.


João Ramid/Veja
Amazônia

R$ 50 bilhões

É quanto o Brasil precisa investir para proteger os mananciais superficiais de águas usados como fonte de captação para abastecimento urbano em pelo menos metade dos municípios, segundo estudo realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário